ARTIGOS
#12 Como incentivar as crianças a experimentarem novas comidas?
Alguma vez você já se deparou fazendo 2 ou 3 preparos para a mesma refeição em casa? Quando isso acontece é porque tem alguma coisa errada. Sempre disse aos meus filhos que não podíamos ter em casa cardápio a la carte, aquele que temos em restaurante, em que cada um pede uma preparação diferente, a seu gosto. Uma família, precisa saber compartilhar uma refeição sabendo que um dia terá à mesa a sua comida preferida, amanhã será a comida especial de seu irmão e assim por diante.
Em casa sempre apresentei preparações diferentes a meus filhos, mas nem sempre gostavam ou experimentavam de tudo. Com o passar do tempo as coisas foram melhorando e na vida adulta eles passaram a comer de tudo ou praticamente quase tudo. Uma coisa que tive que lutar bastante foi a introdução da salada e dos vegetais crus.
Por isso gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que funcionaram na introdução de novas preparações.
#1 Como mãe é preciso entender que a introdução de novas preparações leva tempo. Nem sempre as crianças estão prontas para a novidade, mas você não pode e nem deve desistir. (olha só, eu aqui Tutu, estou junto com você!)
#2 Pense que pequenas quantidades já valem a pena. Deixe a criança experimentar pequenas quantidades das comidas saudáveis que você gosta. Isso já vale a pena.
#3 Você será sempre o modelo para as crianças de sua casa. Procure diversificar as preparações no dia a dia das refeições em família. Tente transmitir aos de casa, o quanto as reparações estão saborosas, sugira que experimentem, mas não é aconselhável forçar a barra, nem prometer recompensas.
#4 Experimente uma comida por vez. Uma boa estratégia é servir a comida nova junto ou acompanhando algo que a criança já tenha familiaridade. Experimentar muitas comidas novas de uma só vez pode ser assustador.
#5 Escolha a hora certa. Um bom momento para oferecer a comida nova pode ser no momento que a criança está com fome, isso é no início da refeição.
#6 Para a introdução da salada. Uma boa estratégia é colocar crocância, sementes como a de girassol ou castanhas e levá-la já temperada à mesa. Aqui no site você encontra opções de molhos de salada, cítricas ou levemente adocicadas que proporcionarão muito sabor.
Sei que não é fácil lidar com crianças seletivas, mas vale a pena insistir na prática diária. Você e seu filho irão colher benefícios pessoais de convívio e de saúde. O lema é nunca desistir, acredite sempre. Continue oferendo e dizendo o quanto está gostosa essa ou aquela preparação.
Inspirado em artigo da Mayo Clinic e vivência pessoal.